quinta-feira, 25 de julho de 2013

Tirando as fraldas!!!

Hora de tirar a fralda


Nossa, já faz tanto tempo que passei por este processo com meu filho que tive que estudar um pouquinho, confesso rsrs... Mas me recordo que não foi nada fácil, minha mãe, mais experiente me ajudou, mas me recordo que cada momento foi registrado e as fotos do Rafa indo ao banheiro e eu aplaudindo, como estímulo, ajudaram muito!!
Então vamos aprender juntos novamente, garanto que será muito legal reviver este momento com vocês.
O segredinho de tirar as fraldas é quando a criança tem a capacidade física de segurar as necessidades. Não adianta querer acelerar o processo, pois acaba levando mais tempo. Comece conversando com seu filho e sinta se ele está pronto para este momento.
Dois equipamentos corretos são o velho pinico, que hoje existem até os musicais (que são uma gracinha), e o outro é o adaptador de vaso sanitário, para que a criança sinta segurança que não cairá lá dentro do vaso!! Aprender pela imitação também é outra forma que facilita bastante. 
Você poderá optar em tirar as fraldas por duas estratégias: Se você começar a tirar somente as fraldas diurnas de uma forma gradual, ou se vai tirar tudo de uma vez.
Ensine primeiro a fazer xixi sentado, depois em pé. Deixar a criança circular pelada, principalmente se estiver calor é uma ótima dica, pois a criança sempre dá uma "escapadinha" e somente assim a criança não se sentirá mal por ter feito xixi nas calças.
Faça deste momento algo criativo e prazeroso. No meu caso, apelei pelas fotos e pelos aplausos, o que deram muito certo, mas você pode dar livrinhos coloridos para a criança se distrair ou colocar adesivos diferentes, um para o xixi e outro para o cocô.(Fonte: brasil.babycenter.com)
Conhecer o nome dos objetos, como banheiro, papel higiênico, pinico também é importante, e ensine sentar no vaso e puxar descarga, ou no pinico, lavar as mãos ...Este período não pode ser descartado.
E os últimos dez conselhos para a hora de tirar a fralda, não esquecendo de nenhum detalhe; vamos recapitular?
1. Quando seu filho começar a avisar que está com vontade de fazer xixi, é hora de tirar a fralda diurna. Isso acontece por volta dos 2 anos.
2. Se a criança estiver na escola, é mais fácil aproveitar o momento em que os colegas estão passando pelo processo. Converse com o professor.
3. A preparação começa oralmente. Fale que, um dia, ele vai usar o vaso sanitário como você. Mostre a descarga, o papel higiênico.
4. Compre um redutor para o assento e, quando perceber que seu filho quer fazer cocô, corra para o banheiro.
5. Peça a ele que avise quando estiver com vontade de fazer xixi. Se ele demorar muito, tome você a iniciativa – às vezes as crianças ficam tão entretidas brincando que não percebem a vontade chegar.
6. Quando ele começar a acordar sequinho, é hora de tirar a fralda noturna. Não dê muito líquido à noite e faça-o fazer xixi antes de dormir. Vale levá-lo ao banheiro de madrugada, se for preciso.
7. A chupeta e a mamadeira devem sumir o quanto antes, pois podem trazer problemas dentários. Converse com seu filho, explique que você tem certeza (mesmo se não tiver...) de que ele vai conseguir ficar bem sem elas, que ele já está grande!
8. Se a chupeta é usada só à noite, tente trocá-la por um objeto de transição, como um urso de pelúcia.
9. Substitua a mamadeira por um copo com bico. Para os maiores, experimente um canudinho.
10. Para conseguir deixar fralda, chupeta e mamadeira, seu filho precisa muito de você, de sua criatividade e, principalmente, de sua paciência!
Então agora queridos papais mais uma etapa cumprida só nos resta comemorar junto com nossos filhos, caso seu filho der uma regredida,tem muita calma e prossiga,foi muito bacana poder me recordar desta etapa tão gostosa que tive com nosso filho, foi como passar um filme na cabeça,dei boas risadas lembrando-me desta fase do Rafael. Então não tenha medo se ver que seu filho está preparado comece amanhã mesmo!!!!

0 comentários:

Postar um comentário

Blog Widget by LinkWithin
 
BlogBlogs.Com.Br
TOPO
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios e Costumizado por Letícia Godoy