Olá Amigos!!!
Vocês devem estar se perguntando, a Letícia é maluca o que tem a ver adoção com exercícios físicos?? TUDO rssss, ok… eu também sou meio maluca rssss
Agora explico por que: Você está ansioso (a) pela espera do seu filho? Exercícios diminuem a ansiedade. É um ótimo aliado nessa fase de espera.
Você acha que quando seu filho chegar você vai continuar com a sua vida paradona, sentado no sofá vendo TV? Esqueça isso não lhe pertencerá mais rsssss
Você até o momento só se preocupou em ler, ler e ler sobre adoção? Esqueceu do corpo? Pois é hora de lembrar-se dele, pois você precisará muito de condicionamento físico e equilíbrio do corpo e da mente. É hora de malhar não só a mente, mas o corpo também.
Que tal agora ler as dicas de quem realmente entende do assunto? Então aí vai um texto preparado pela minha querida amiga Eliane.
A espera por um filho adotivo e os benefícios dos exercícios físicos nesta trajetória
Por Eliane Jany Barbanti*
Todos os dias pessoas de todas as cores, vindas de todos os lados iniciam os trâmites para adoção. Toda criança tem direito à convivência familiar sadia, é o que garante a Constituição Federal, através do artigo 227. Quando os pais biológicos não oferecem condições favoráveis ao desenvolvimento e educação da criança, a lei permite que uma família substituta o faça, no entanto é difícil traçar um perfil de quem procura a adoção. Através da análise de vários depoimentos sabe-se que “Uma característica comum a todas elas é a vontade de ter um filho”.
Portanto o acompanhamento psico-social através da troca de experiências e o apoio de quem já adotou pode ser bastante eficaz, o que as pessoas desconhecem é que um forte aliado também pode contribuir para superar a fase difícil da angústia e ansiedade pela espera do filho adotivo. Este potente suporte pode vir através dos exercícios físicos. Além de preparar fisicamente os pais para a nova tarefa que vem pela frente, cuja exigência física é bem mais acentuada, ainda proporcionam alivio e bem estar psicológicos que também contribuem nesta trajetória.
Os pais adotivos se esquecem ou desconhecem que quando finalmente estiverem com seus bebes terão que ter vigor e energia para puxar, empurrar, levantar, abaixar, caminhar, passar noites sem dormir, brincar, engatinhar, rolar e sorrir, sorrir muito... E com todo estresse que passaram durante a espera da chegada, não avaliam como os exercícios podem beneficiá-los psicologicamente.
A Psicologia do Esporte afirma através da Declaração da Sociedade Internacional de Psicologia do Esporte – ISSP que e exercício físico regular e cientificamente controlado, promove os seguintes benefícios Psicológicos (Psychological Benefits of Physical Activity):
Redução
Do estado atual de ansiedade.
Do nível de depressão moderada.
Da instabilidade emocional e da ansiedade.
De vários sintomas de estresse.
Produção
De efeitos emocionais positivos.
O Colégio Americano de Medicina Esportiva American College of Sports Medicine – ACSM aponta melhoras fisiológicas mensuráveis que o exercício físico regular produz não importando de fato a idade. Por exemplo, coloca dentre os benefícios diretos e indiretos do exercício físico:
Redução dos fatores de risco para doenças das artérias coronárias;
Diminuição da incidência de doença das artérias coronárias, cancro do cólon e diabetes tipo II;
Diminuição de incidentes mortais provocados por doença cardiovascular;
Diminuição da massa gorda e manutenção ou aumento da massa muscular;
Atraso de certos processos do envelhecimento
Aumento da sensação de bem-estar e da auto-estima
Aumento da massa óssea e/ou prevenção da sua perda (prevenção da osteoporose);
Aumento da força muscular;
Aumento da resistência de tendões e ligamentos;
Aumento do metabolismo em repouso;
Melhoria da função cardiovascular e respiratória
Melhoria da função imunitária;
Melhoria dos estados de depressão e ansiedade
Estes fatores podem ser suficientes para convencê-los de que podem obter um forte aliado na ansiosa espera.
Caso você esteja convencido de que o exercício será um forte apoio nesta batalha de espera aqui temos alguns links para ajudá-lo a começar:
Como começar uma atividade:
Saiba mais em Atividade Física e Saúde:
Aquecimento
Começando e terminando uma atividade
Como calcular as faixas de freqüência cardíaca de treino
Dez dicas para uma caminhada saudável
Diferença da ergoespirometria para o teste ergométrico comum?
Guia para começar a praticar exercícios
Se você realmente se animou e espera obter melhor qualidade de vida e bem estar independentemente de estar querendo ou não adotar uma criança, aqui vai uma boa dica sobre informações, aptidão física e saúde, exercícios e musculação no blog FITNESS:
http://aptidaofisicaesaude.blogspot.com/
Em plena forma física e psicológica, assim esperamos, podemos desejar a todos que pretendem a grandiosa tarefa de adotar uma criança:
Boa forma e excelente adoção!!!
Fontes: American College of Sports Medicine - ACSM - Internet, disponível em URL: http://www.acsm.org/pdf/endapp.pdf, 2006.
ISSP International Society of Sport Psychology Position Statement: Physical Activity and Psychological Benefits. ISSP, News Letter, 1991; v2, n2,
*Eliane Jany Barbanti é Professora de Educação Física, formada pela Escola de Educação Física da USP. Mestrado em Psicologia do Esporte pela Universidade de IOWA - U. S. A. Coordenadora do NUPSEA - Núcleo de Psicologia de Esportes e Exercícios Físicos do CEPEUSP.Ministra Exercícios Físicos para o tratamento complementar da depressão e para grupos antitabagismo. Professora e Coordenadora do Fitness no CEPEUSP de 1985 até 2008.Responsável pelo Blog Eliane Jany Barbanti:Blog na USP http://stoa.usp.br/elianejb/weblog/
Blogs da Eliane:
http://exerciciosdependentesquimicosedepress.blogspot.com/
http://aptidaofisicaesaude.blogspot.com/
Vocês pensam que eu só falo e não pratico minhas dicas???? Que nada, estão enganados, primeiro eu mesma testo, depois repasso rsss. Estou na academia a quase 3 meses, faço musculação, boxe, abdominal e alongamento. Já sinto os benefícios físicos e mentais, por isso estou aqui, dividindo minha ótima experiência com vocês!!!
VAMOS MALHARRRRRRR???????
4 comentários:
Olá, Letícia!
Quando li o título do seu artigo, não tinha entendido nada! risos Mas, lendo seu texto, percebo que as duas coisas têm mesmo tudo a ver. Bamn interessante a relação entre elas!
Gostei mesmo do artigo! Parabéns!
Um abraço!
Olá Amigo!!
Rssssss tenho certeza que vc pensou que eu estava maluca, rsssss. Mas fique tranquilo vc não será o único a pensar isso antes de ler o texto rsss, por isso já expliquei no inicio.
Que bom que vc gostou.
beijinhos no seu coração
Hahaha, muito bom e verdadeiro. Depois de correr pro abraço é hora de correr por outros motivos kkk, adorei, bjs
Que bom que vc gostou Kyria rssssss
É isso aíiiiiiiii
Vamos malhar.
Beijinhossss
Postar um comentário