sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Adoção X Atividade Física

Olá Amigos!!!

corrida Vocês devem estar se perguntando, a Letícia é maluca o que tem a ver adoção com exercícios físicos?? TUDO rssss, ok… eu também sou meio maluca rssss

Agora explico por que: Você está ansioso (a) pela espera do seu filho? Exercícios diminuem a ansiedade. É um ótimo aliado nessa fase de espera.

Você acha que quando seu filho chegar você vai continuar com a sua vida paradona, sentado no sofá vendo TV? Esqueça isso não lhe pertencerá mais rsssss

Você até o momento só se preocupou em ler, ler e ler sobre adoção? Esqueceu do corpo? Pois é hora de lembrar-se dele, pois você precisará muito de condicionamento físico e equilíbrio do corpo e da mente. É hora de malhar não só a mente, mas o corpo também.

Que tal agora ler as dicas de quem realmente entende do assunto? Então aí vai um texto preparado pela minha querida amiga Eliane.

vamos malhar???

A espera por um filho adotivo e os benefícios dos exercícios físicos nesta trajetória

Por Eliane Jany Barbanti*

Todos os dias pessoas de todas as cores, vindas de todos os lados iniciam os trâmites para adoção. Toda criança tem direito à convivência familiar sadia, é o que garante a Constituição Federal, através do artigo 227. Quando os pais biológicos não oferecem condições favoráveis ao desenvolvimento e educação da criança, a lei permite que uma família substituta o faça, no entanto é difícil traçar um perfil de quem procura a adoção. Através da análise de vários depoimentos sabe-se que “Uma característica comum a todas elas é a vontade de ter um filho”.

Portanto o acompanhamento psico-social através da troca de experiências e o apoio de quem já adotou pode ser bastante eficaz, o que as pessoas desconhecem é que um forte aliado também pode contribuir para superar a fase difícil da angústia e ansiedade pela espera do filho adotivo. Este potente suporte pode vir através dos exercícios físicos. Além de preparar fisicamente os pais para a nova tarefa que vem pela frente, cuja exigência física é bem mais acentuada, ainda proporcionam alivio e bem estar psicológicos que também contribuem nesta trajetória.

Os pais adotivos se esquecem ou desconhecem que quando finalmente estiverem com seus bebes terão que ter vigor e energia para puxar, empurrar, levantar, abaixar, caminhar, passar noites sem dormir, brincar, engatinhar, rolar e sorrir, sorrir muito... E com todo estresse que passaram durante a espera da chegada, não avaliam como os exercícios podem beneficiá-los psicologicamente.

A Psicologia do Esporte afirma através da Declaração da Sociedade Internacional de Psicologia do Esporte – ISSP que e exercício físico regular e cientificamente controlado, promove os seguintes benefícios Psicológicos (Psychological Benefits of Physical Activity):

Redução

Do estado atual de ansiedade.

Do nível de depressão moderada.

Da instabilidade emocional e da ansiedade.

De vários sintomas de estresse.

Produção

De efeitos emocionais positivos.

O Colégio Americano de Medicina Esportiva American College of Sports Medicine – ACSM aponta melhoras fisiológicas mensuráveis que o exercício físico regular produz não importando de fato a idade. Por exemplo, coloca dentre os benefícios diretos e indiretos do exercício físico:

Redução dos fatores de risco para doenças das artérias coronárias;

Diminuição da incidência de doença das artérias coronárias, cancro do cólon e diabetes tipo II;

Diminuição de incidentes mortais provocados por doença cardiovascular;

Diminuição da massa gorda e manutenção ou aumento da massa muscular;

Atraso de certos processos do envelhecimento

Aumento da sensação de bem-estar e da auto-estima

Aumento da massa óssea e/ou prevenção da sua perda (prevenção da osteoporose);

Aumento da força muscular;

Aumento da resistência de tendões e ligamentos;

Aumento do metabolismo em repouso;

Melhoria da função cardiovascular e respiratória

Melhoria da função imunitária;

Melhoria dos estados de depressão e ansiedade

Estes fatores podem ser suficientes para convencê-los de que podem obter um forte aliado na ansiosa espera.

Caso você esteja convencido de que o exercício será um forte apoio nesta batalha de espera aqui temos alguns links para ajudá-lo a começar:

Como começar uma atividade:

Saiba mais em Atividade Física e Saúde:

Aquecimento
Começando e terminando uma atividade
Como calcular as faixas de freqüência cardíaca de treino
Dez dicas para uma caminhada saudável
Diferença da ergoespirometria para o teste ergométrico comum?
Guia para começar a praticar exercícios

Se você realmente se animou e espera obter melhor qualidade de vida e bem estar independentemente de estar querendo ou não adotar uma criança, aqui vai uma boa dica sobre informações, aptidão física e saúde, exercícios e musculação no blog FITNESS:

http://aptidaofisicaesaude.blogspot.com/

Em plena forma física e psicológica, assim esperamos, podemos desejar a todos que pretendem a grandiosa tarefa de adotar uma criança:

Boa forma e excelente adoção!!!

Fontes: American College of Sports Medicine - ACSM - Internet, disponível em URL: http://www.acsm.org/pdf/endapp.pdf, 2006.

ISSP International Society of Sport Psychology Position Statement: Physical Activity and Psychological Benefits. ISSP, News Letter, 1991; v2, n2,

*Eliane Jany Barbanti é Professora de Educação Física, formada pela Escola de Educação Física da USP. Mestrado em Psicologia do Esporte pela Universidade de IOWA - U. S. A. Coordenadora do NUPSEA - Núcleo de Psicologia de Esportes e Exercícios Físicos do CEPEUSP.Ministra Exercícios Físicos para o tratamento complementar da depressão e para grupos antitabagismo. Professora e Coordenadora do Fitness no CEPEUSP de 1985 até 2008.Responsável pelo Blog Eliane Jany Barbanti:Blog na USP http://stoa.usp.br/elianejb/weblog/

Blogs da Eliane:

http://exerciciosdependentesquimicosedepress.blogspot.com/

http://aptidaofisicaesaude.blogspot.com/

Vocês pensam que eu só falo e não pratico minhas dicas???? Que nada, estão enganados,boxe primeiro eu mesma testo, depois repasso rsss. Estou na academia a quase 3 meses, faço musculação, boxe, abdominal e alongamento. Já sinto os benefícios físicos e mentais, por isso estou aqui, dividindo minha ótima experiência com vocês!!!

VAMOS MALHARRRRRRR???????

ginástica

4 comentários:

Adelson (Gerenciando Blog) disse...

Olá, Letícia!

Quando li o título do seu artigo, não tinha entendido nada! risos Mas, lendo seu texto, percebo que as duas coisas têm mesmo tudo a ver. Bamn interessante a relação entre elas!

Gostei mesmo do artigo! Parabéns!

Um abraço!

Fernanda Benitez disse...

Olá Amigo!!

Rssssss tenho certeza que vc pensou que eu estava maluca, rsssss. Mas fique tranquilo vc não será o único a pensar isso antes de ler o texto rsss, por isso já expliquei no inicio.

Que bom que vc gostou.

beijinhos no seu coração

Kyria disse...

Hahaha, muito bom e verdadeiro. Depois de correr pro abraço é hora de correr por outros motivos kkk, adorei, bjs

Fernanda Benitez disse...

Que bom que vc gostou Kyria rssssss
É isso aíiiiiiiii
Vamos malhar.

Beijinhossss

Postar um comentário

Blog Widget by LinkWithin
 
BlogBlogs.Com.Br
TOPO
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios e Costumizado por Letícia Godoy