quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

A Importância da Fiscalização nos Abrigos


A Importância da Fiscalização nos Abrigos


                Temos nos últimos dias conversando muito dentro da causa adoção sobre: laços afetivos, direitos das crianças, reformas nas Leis do ECA, fiscalização nos abrigos, na morosidade do judiciário. E acabamos esquecendo que em muitos abrigos não está acontecendo a fiscalização do MP (Ministério Público), principalmente nos interiores dos estados e em locais isolados e de difícil acesso, me atentei para esta situação devido a algumas visitas em abrigos no interior de um estado e em conversa com o Administrador deste local, o mesmo relatou-me que jamais tivera uma visita do MP e fiquei observando durante um dia como as crianças e adolescentes tinham suas rotinas e tratamentos, neste local eles não tinham psicólogo, assistente social, no mesmo local funcionava um abrigo para idosos, a escola é no mesmo lugar... A estrutura do local é bonita, tem piscina, quadra de esportes, mas não vi ninguém brincando, somente chegando um pequeno caminhão com crianças e adolescentes chegando do trabalho na roça, que supostamente parecia ser uma terapia ocupacional. Meu esposo, como já foi um menino abrigado, sorriu para os meninos e perguntou: “Qual é a melhor parte do trabalho na roça?”, um menino de no máximo 9 anos falou, rapidamente: “A hora da comida!”. Este abrigo é mantido por uma igreja, doações locais, verba municipal e outra estadual, segundo o coordenador do abrigo. Detalhe: este abrigo está instalado no interior e em local de zona rural e difícil acesso.
                Eu poderia enumerar diversas visitas “in loco”, que fizemos em vários abrigos, mas cito este como um exemplo claro, que muitas crianças e adolescentes realmente não tem seus direitos assegurados por Lei e que realmente nem todos os abrigos são fiscalizados. A denunciar o local, pois não estivemos lá só uma vez, percebemos que nada ocorreu e nada mudou; até porque sozinhos, pouco conseguimos fazer, isto gera uma impotência e frustração, pois não podemos fazer nada.
                É muito importante falar em atitude adotiva correta, ter teorias baseadas em estudos, agora na prática muitas de nossas crianças estão esquecidas em lugares como este... Acredito que a verdadeira atitude adotiva é estar “in loco” e perceber o sofrimento e descaso com estes “filhos de ninguém” ou “filhos do tempo” e começarmos a ter a verdadeira atitude adotiva que é tentar ajudar o judiciário olhar para estas crianças e adolescentes, colaborando para que os mesmo tenham seus direitos garantidos e ter o direito de ter uma família e ser chamado de filho.
                Sei que trabalhar voluntariamente não é fácil, e poucos são voluntários que se dispõem retirar de seu tempo e de seu bolso para custear algo em prol do próximo, pois aqui no Brasil essa cultura de voluntariado ainda é muito fraca, eu sei, pois trabalho como voluntária na causa e trabalho com muita dificuldade, pois todos os meus gastos e tempo são retirados dos recursos pessoais da nossa família, e tenho dificuldade de encontrar pessoas que queiram assumir alguma responsabilidade. Na grande maioria, observo o seguinte: Não é comigo, finjo que não estou vendo!
                É momento de acordar pessoal, e nos fazer mais presentes nesses locais e que possamos contribuir para que essas crianças e adolescentes não virem objetos nas mãos de pessoas mal preparadas, ou mal intencionadas, que realmente estão desrespeitando as Leis do ECA e todos os direitos assegurados às crianças e adolescentes.
                Deixo a sugestão que sejam criados grupos em cada estado que ajudem a fiscalizar esses locais e levar ao MP as denúncias, mais grupos atuantes que vão ao local mesmo, e sintam a dor destas crianças e façam acontecer! Ficar parado vendo tudo ocorrer e não fazer nada é ser conivente com tamanha crueldade e crime. Fica a minha indignação e minha solidariedade às crianças e adolescentes, esquecidas ainda em muitos locais e estados no Brasil.
                OBS: Existem sim, em alguns estados, grupos bem atuantes, mas ressalto que ainda falta muito em diversos estados. 


Abraços fraternos, Fernanda Benitez!


0 comentários:

Postar um comentário

Blog Widget by LinkWithin
 
BlogBlogs.Com.Br
TOPO
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios e Costumizado por Letícia Godoy