sábado, 13 de junho de 2009

Dicas - Livros Sobre Adoção

Olá Amigos!!

Aqui está a lista de livros sobre adoção que havia prometido.  Deu trabalho também, mas acho que valeu a pena rsss.

Aguns não achei resumo e o post ficaria muito grande também, então resolvi deixar apenas com o nome do autor, editora, estado e alguns com data de publicação. Os que estão faltando alguns desses itens é porque não os encontrei.

Os que a VIJ mandou por e-mail como sugestão de leitura estão entre esses postados aqui.

Quem já leu alguns desses livros poderia contribuir dando dicas se são bons mesmo, se vale apena ler e que tipo de informação acrescentam, ok?

Boa Leitura a todos livros 

 

lacosdeternura

Laços de Ternura

Autora: Lídia Weber

Editora: Juruá / PR

 livrocaminhodocoração

Os caminhos do coração

Autora: Maria Tereza Maldonado

Editora: Saraiva

porcausadeumcolchao

Por causa de um colchão

Autora: Mafalda Pereira Boing

Editora: Do autor / SC

compreendendoofilho

Compreendendo o Filho Adotivo

http://www.luizschettini.psc.br

Autor: Luiz Schettini Filho

Editora: Bagaço / Recife

compreendendoospaisadotivos

Compreendendo os pais Adotivos

Autor: Luiz Schettini Filho

Editora: Bagaço / Recife

Amorperdidoamor

Amor perdido de Amor

Autor: Luiz Schettini Filho

Editora: Bagaço / Recife

adoçãoorigemsegredorevelação

Adoção: origem, segredo e revelação

Autor: Luiz Schettini Filho

Editora: Bagaço / Recife

encontrandoapecaperdida

Encontrando a peça perdida

Autor: Lee Ezell

Editora: Vida

livromagicobruxinhanicolau

O Livro Mágico da Bruxinha Nicolau

Autora: Rita Espechit

Editora: Atual / SP / 1998

f_101 perguntas e respostas

101 dúvidas sobre adoção de crianças

Autora: Organização Cecif / SP

filhosdocoraçãoverdadesementirassobreadoção.

Filho do Coração - Verdades e Mentiras Sobre Doação

Autora: Regina Vaz

Editora: Novo Século / SP

adocaotardiadafamilia

Adoção Tardia: da família sonha à família possível

Autora: Marlizete Maldonado Vargas

amorecarma

Amor e Carma (Livro Espírita)

Autora: Marcia Pereira Lopes

Editora: Petit

diario_ao_contrario

Diário ao contrário

Autora: Sônia Barros

Editora: Atual / 1997

ahistorinhabonitinhamariaestrelinha

A historinha bonitinha de Maria Estrelinha

Autora: Márcia Lopes de Carvalho

Editora: Edicon / 1997

adota

Adotar uma estrela

Autor: Massimo Motacchi

Editora: Paulus / 1995

em_busca_de_mim

Em Busca de Mim

Autora: Isabel Vieira

Editora: F.T.D / SP / 1990

aestrelinha distraida

A estrelinha distraída

Autora: Halia e Renata Pauliv de Souza

Editora: Juruá

filhoadotivo

Filho adotivo

Autora: Vera Lúcia Marinzeck de Carvalho /Antônio Carlos

Editora: Petit / SP / 1993

adoçaoumahistoriadeesperaeamor

Adoção – Uma História de espera e Amor

Autora: Vera Regina Miranda

Editora: Juruá

acolhendocriançaseadolescentes

Acolhendo crianças e adolescentes

Autora: Irene Rizzini e outros

Editora: São Paulo: Cortez; Brasília: UNICEF: CIESPI; Rio de Janeiro: PUC-RIO, 2006.

ahistoriadavidainteira

Histórias da vida inteira

Autora: Maria Tereza Maldonado

Editora: Saraiva

abonecadepano

A boneca de pano

Autor: Rubem Alves

Editora: Loyola / SP / 1998

agalinhaqcriavaumratinho

A galinha que criava um ratinho

Autora: Ana Maria Machado

Editora: Ática / SP / 1999

contadenovoahistoriadodiaqnasci

Conta de novo a história da noite em que eu nasci

Autora: Jamie Lee Curtis

Editora: Salamandra / RJ / 1998

faltavavc

Faltava você

Autora: Julieta Breternitz

Editora: Mundo Cristão / SP / 1997

fofinho

Fofinho

Autora: Teresa Noronha

Editora: Ática / SP / 1999

historiadepaquito

História de Paquito - Tornar-se mãe

Autora: Mariatereza Zattoni Gillini

Editora: Paulinas / SP / 1997

Irmaonegro

Irmão negro

Autor: Walcyr Carraso

Editora: Moderna / SP / 1995

necosol

Neco Sol

Autor: Leonie Gonçalves da Fonseca

Editora: Vozes / Petrópolis / 1985

milagredoamor

O milagre do amor

Autora: Maria Alice Penna de Azevedo

Editora: Paulinas / SP / 1989

opintinhoadotivo

O pintinho adotivo

Autora: Márcia Glória Rodrigues Domingues

Editora: Ed. Do Brasil / SP / 1993

quemficacomfelipe

Quem fica com Felipe?

Autora: Ilsa Lima Monteiro

Editora: F.T.D. / SP / 1998

todomundotemfamilia

Todo mundo tem família

Autora: Anna Cláudia Ramos e Ana Raquel

Editora: Fromato / Belo Horizonte / 2000

O_filho_por_adocao

O filho por adoção

Autora: Lídia Weber

Editora: Juruá

oquartinhosolitario

O quartinho solitário

Autora: Eliana Gavioli

Editora: Vida


caminhosdaadoção

Caminhos da adoção

Autora: Cláudia Fonseca

Editora: Cortez / 1995

adoçãointernacional

Adoção Internacional

Autora: Wilson Donizeti Liberati

Editora: Malheiros


adocaoedoacao

Adoção é doação

Autora: Hália Pauliv de Souza

Editora: Juruá / 2008

a_fugitiva

A fugitiva - O diário de  uma menina de rua

Autora: Evelin Lau

Editora: Scipione

pais_e_filhos

Pais e Filhos, um diálogo com o psicólogo

Autor: Giácomo Mezzena

Editora: Paulinas

doceadoção

Doce adoção, A essência

Autor: Luiz Schettini Filho 

Editora: Bagaço / Recife / PE

E-Mail do Autor: schettin@elogica.com.br

criançaadotivaesuasfamilias

A criança adotiva e suas famílias

Autora: Nazir Hamad

Editora: Companhia de Freud / 2002

mitosesegredossobreaorigem

Mitos e segredos sobre a origem da criança na família adotiva

Autora: Cynthia Ladvocat

Editora: Terra dos homens / RJ / 2002

paisefilhosporadocao

Pais e Filhos por Adoção no Brasil

Autora: Lídia Weber

Editora: Juruá / 2004

aspectospsicologicos

Aspectos psicológicos da adoção

Autora: Lídia Weber

Editora: Juruá

quandosurgeacrian

Quando surge a criança

Autor: Françoise Dolto

Editora: Papirus

destinos de crianças

Destinos de crianças: adoção,família, trabalho social

Autor: Françoise Dolto

Editora: Papirus

vinculos

Vínculos

Autora:  Lúcia Pimentel Góes - Alberto Lima

Editora: Atual Editora

reencontro_com_a_esperanca

Reencontro com a esperança

Autor: Andrei Decebal C.

Editora: Decebal Corneliu

adoçãoexerciciodefertilidadeafetiva

Adoção - Exercício da Fertilidade Afetiva

Autora: Hália Pauliv de Souza

Editora: Paulinas

20coisasqfilhosadotadosgostariamqseuspais

Vinte Coisas que Filhos Adotados Gostariam que seus Pais Adotivos Soubessem

Autora: Sherrie Eldrige

Editora: Globo


eunaoteamareicomoaosoutros

Eu não te amarei como aos outros

O dia-a-dia da adoção

Autor: Françoise Champenois-Laroche

Editora: Sulina


entaovcchegoueafamiliaficoucompleta

Então, você chegou e a família ficou completa

Autora: Anette Hildebrandt

Editora: CIA DAS LETRAS / 2006

abandono_e_adocao3

Abandono e Adoção I,II e III

Autor: Fernando Freire (Organizador)

Editora: Terre dês Hommes / Curitiba / 2001

espiritoedadiva

O Espírito da dádiva

Autora: Jaques T. Godbout

Editora: FGV

estigma

Estigma

Autor: Erving Goffman

Editora: LTC

manicomios

Manicômios, Prisões e Convento

Autor: Erving Goffman

Editora: Perspectiva

omeninoqnãonasceudabarriga

O menino que não nasceu da barriga da mãe

Autora: Carmen Lucia Eiterer

Editora: Mazza Edições

mãesabandonadas

Mães Abandonadas: a entrega de um filho em adoção

Autora: Maria Antonieta Pisano Motta

Editora: Cortez / SP / 2001

retratoembrancoe preto

Retrato em Branco e Preto

Autor: Ângelo Pereira

Editora:Edição GLS / Summus Editorial / 2002

rompimentodopatrio

Rompimento dos Vínculos do Pátrio Poder

Autora: Eunice T. Fávero

Editora: Veras / SP / 2001

amornãotemcor

Amor não tem cor

Autora: Giselda Laporta Nicolelis

Editora: FTD / São Paulo / 2002

criançaslesadas

Crianças Lesadas

Autora: Daniela Sallet & Chistina Krueger Marx

Editora: AGE Editora / Porto Alegre / 2001

Mamãe: Por que não nasci de sua barriga?

Autora: Maria Salete Rodrigues Domingues

Editora: IOESC-Fundação Vida / Florianópolis / 1993

Adoção tardia, muitos medos e expectativas

Autora: Márcio Lazaro Camargo

Era uma vez laurinha

Autora: Ivone Maria de Lima Jaime

Editora: Ourinhos

Adoção: a história da minha vida

Autora: Índia Iara da Paula

Editora: Univali / Itajaí / 2001

Colocação Familiar

Editora: Bokk Link - Terra dos Homens

Do Abrigo à Família

ditora: Bokk Link - Terra dos Homens

Casos & A... Casos da Adoção

Autora: Maria José Barbosa De Goddi

Editora: 2002

No Bico da Cegonha. Histórias de Adoção e da Adoção Internacional no Brasil

Autor: Domingos Abreu

Editora: Relume Dumará / 2002

Adoção

Autora: Marisa de Almeida Martins

Editora: Água da Ilha

Meu filho Alex

Autora: Ivone Louzada

Para fazer uma adoção: vai precisar de muito açúcar

Autora: Márcia Lopes

Editora: Edicon

Meu nome é esperança

Autor: José Ganymédes

Editora: Ediouro / RJ / 1974

Esta criança é minha

Autor: Henry

Editora: Mandarin / SP / 1997

História de um segredo

Autora: Mariatereza Zattoni Gillini

Editora: Paulinas / SP / 1999

A historinha de Ernesto – O filho adotivo

Autora: Mercê Company

Editora: Paulinas / 1994

Adoção e Mídia: Encurtando Distâncias

Autora: Cecif (Organizador)

Gatinho kit

Autora: Halia e Renata Pauliv de Souza

Editora: Artes e Textos

Adoção é legal

Autora: Inst. Amigos de Lucas – Cartilha Informativa

ADOÇÃO UMA SUBLIME MISSÃO

Autora: Elizabeth Schultz Ramires

Editora: João Scortecci Editora

Uma dose de Amor

Autora: Marly Aparecida Garcia Souto

Editora: Edicon

ADOÇÃO UMA HISTÓRIA PESSOAL

Autora: Sueli Trindade Ferreira

Editora: Vozes

Rompimento do vinculo do pátrio Poder

Autora: Eunice T. Fânero

Refletindo a Adoção

Autora: Célia Zitto Cezar

Editora: Moderna

Corpos que gritam

Autora: Caroline EliaCheff

Editora: Ática

Nossos filhos e seus problemas

Autora: Heloisa de R. P. Miranda

Editora: Interlivros / BH

Segredos que ferem

Autora: Penny Jordan

Editora: Best Seller

Filhos da solidão: institucionalização, abandono e adoção

Autora: Lídia Weber

 

Fontes:
http://www.submarino.com.br
http://www.saraiva.com.br
http://www.adocaobrasil.com.br
http://www.cafecomadocao.hpg.ig.com.br

Comunidades no Orkut referentes adoção

19 comentários:

disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Letícia disse...

Oi Lê,
Obrigada por sua visita. Tb já fui no seu blog e ele é lindooo. Seja muito bem vinda e volte sempre. Vou enviar um e-mail para vc sim, agora mesmo rsss.
Beijinhos querida

Anônimo disse...

Oi... Sobre os livros...
Imprimi a lista na íntegra e já comprei dois pela internet rs
Posso adiantar que estou na página 23 do "O quartinho solitário", me idenfiquei e já chorei duas vezes. A história é contada de uma maneira muito meiguinha. Quero que meu filho leia um dia.
Bjs
Futura mãe.

Fernanda Benitez disse...

Oi Futura mãe,

Que bom que vc gostou da lista de livros amiga. Olha eu comprei o faltava vc antes de postar a lista aqui, confesso que não gostei muito. É um livro infantil, mas como não é o meu caso não se encaixou pra mim. Todos os livros infantis que já vi tem a mesma história “mamãe tinha um dodói na barriga.......” e todos (dos que li) são dirigidos a quem adota recém nascidos, o que Tb não é o meu caso. Pois bem, com isso decidi não comprar mais livros infantis e faço um diário contando tudo que vai acontecendo durante essa espera. Esse será o livro do meu filho rsss.
Beijinhos querida, volte sempre.

Anônimo disse...

Oi sou filha adotiva e foi muito bom descobri este site, pois vou fazer minha monografia na faculdade sobre ADOÇÂO,e tambem vou adotar uma criança e assim vendo este monte de informação me da mais animo ainda. obrigado por ter este site muito importante para muitos. BJS e boa sorte sempre..........

Anônimo disse...

Ola, estou lendo Corpos que Gritam da Caroline Eliacheff, pois faço trabalho com crianças abandonadas, principalmente Bebes. E este livro me tocou mt. Sou pedagoga de formação, com especialidade em crianças Surdas e Mudas. E vi que mts doenças as crianças trazem ao serem abandonadas por seus familiares. Fiquei mt feliz em encontrar este site e poder compartilhar com vcs as experiencias. Tenho uma amiga com 2 filhos adotivos mt amados, porem sabendo que não vieram da Barriga da mama~e, inclusive a presentiei com um livro que minha filinha leu na escola, ela tem 7 anos e o livro chama-se Peppo, um cavalo que queria ser adotado por outros animais uma graça!! Felicidades e que DEUS te abençõe!!

Anônimo disse...

oi. comprei o livro "faltava voce" e a criança presenteada adorou a historia, sabe de 'cor e salteada'. a historia se encaixou muito bem na historia da vida dele, com excessao d nao terem outros filhos.
adorei o blog e as dicas de livros. vou comprar mais alguns rsrs
Katia

Sandra disse...

Oi,sou estudante do ultimo periodo de serviço social e estava pesquisando um tema para o meu tcc e pensei pq ñ adoção,e sai buscando livros e achei vc,vc ñ imagina o quanto vc me ajudou muito obrigada,vou me tornar intima lhe mandando um beijo? mesmo assim obg e um bj

IRLETE disse...

Olá! Sou estudante de Serviço Social, estou no 7º semestre, sempre quiz fazer meu tcc sobre adoção, sou apaixonada por essa area, meu sonho é trabalhar no processo de adoção de crianças, dei uma olhada nas indicações dos livros, vai mi ajudar muito, Muitissimo Obrigado......

Elaine disse...

Boa Noite, adorei as indicações para os livros.
Vou comprar alguns, em breve teri meu baby comigo.
Dei entrada no pedido de adoção e minha audiência com a Psicolçoga e a Assistente Social está marcada para dia 19/05/2010. Tbem sou formada em pedagogia e trabalho com crianças de 5 anos.
Bjks

JANAINA disse...

BOA TARDE,AMEI TER ACHADO SEU BLOG PORQUE ATRAVÉS DELE LI ALGUNS COMENTÁRIOS E ENCONTREI VÁRIOS LIVROS QUE VÃO ME AJUDAR A ENTENDER MELHOR SOBRE A ADOÇÃO.TENHO MUITAS DÚVIDAS MAS NÃO VOU DESISTIR,EU AINDA VOU COMEÇAR COM TODO O PROCESSO MAS O MEU INTERESSE É NA ADOÇÃO TARDIA POR ISSO É QUE TENHO ALGUMAS DÚVIDAS.GOSTARIA DE ENTRAR EM CONTATO COM VC E COM OUTROS QUE ESTEJAM NESTE MESMO PROCESSO QUE O MEU PARA CONVERSARMOS SOBRE O ASUNTO.MEU E-MAIL É JANASICA@HOTMAIL.COM

Anônimo disse...

Oi Letícia, adorei suas dicas! Já li um dos livros indicados e acabei de comprar outro.Também estou na doce espera de uma criança para acolher e amar.Não vejo a hora....
Beijos e parabéns pelo trabalho.

Unknown disse...

Querida, meu nome é Manuela e sou psicóloga do Grupo de Apoio à Adoção Quintal da Casa de Ana e adorei seu blog. Aproveitei a lista de livros e criei um tópico em nossa comunidade do orkut !

Parabéns pelo seu trabalho!

Beijinhos

Anônimo disse...

Olá, meu nome é Márcio. Sou um homem solteiro de 38 anos que quer adotar uma criança.
Há algum tempo venho amadurecendo essa ideia e o blog despertou em mim ainda mais esse desejo. Obrigado a quem o criou e aos que aqui escrevem.
Fui e sou abençoado na minha vida e queria doar um pouquinho dessa felicidade para uma criaturinha que ainda não sei quem é, mas que creio, logo, logo, vai nascer no meu coração.
Só espero estar preparado para lidar com todas as mudanças que essa criança vai trazer. Sei que ela não virá com manual e os livros, por mais que tentem, não vão me dizer "como fazer". No máximo, dão dicas e relatam experiências. De qualquer forma, quero me informar o máximo sobre como lidar com as experiências dessa nova fase da vida que agora escolho.
Assim, peço encarecidamente que se conhecerem algum livro sobre adoção por solteiros que relatem aqui, pois será uma ótima fonte de consulta, não apenas para mim, mas por aqueles que têm o desejo de dar amor, carinho para uma dessas criaturinhas especiais que irão aparecer em nossas vidas. Um grande abraço. Márcio.

Anônimo disse...

Porfavor, onde encontro o livro Falatava você!
estou a proucura deste livro já faz muito tempo.
Obrigado pelo sua atenção.

Anônimo disse...

Obrigada pelas dicas. Mas os livros são todos brasileiros? Não há ninguém que escreva sobre o que se passa em Portugal? Onde posso encontrar testemunhos de quem já adoptou, e como conseguiu superar aqueles 1ºs dias?
Obrigada

Edilene Ecole disse...

Oi Leticia...
Sou Edilene, Brasileira mas moro em Mocambique..
Obrigada Vc nem imagina o quanto me ajudou..
Estou terminando o curso de Direito, e preciso escolher o tema para o trabalho de fim de curso. Estou entre Violencia Domestica e Adopcao.
Mas tendenciando para o segundo tema.
Se Vc tiver mais informacao sobre o assunto e puder me enviar adoraria.
Obrigada. Bjinhosssss

luciene disse...

Oi!!!! meu nome é Luciene.
Estou casada ha 10 anos mais ainda ñ recebi esse lindo presente de ser mãe.as vezes sinto vontade de adotar mais ainda ñ estou decidida me sinto insegura. Vc6 poderiam me ajudar? meu email: lubana_79@hotmail.com

Anônimo disse...

Olá querida! Gostei da sua idéia de publicar estas dicas de leitura sobre a adoção. Sou mãe adotiva de uma criança de 03 aninhos. Hje sou mais feliz q antes pois realizei o sonho de ser mãe. Passei 03 anos na fila da adoção e isso foi um calvário, fiquei revoltada c/ a espera e o descaso das Assistentes Sociais qdo eu ligava p/ saber o andamento do processo (por ironia do destino sou Assistente Social), mas Deus existe e realizou o meu sonho. Felicidades p/ você!

Postar um comentário

Blog Widget by LinkWithin
 
BlogBlogs.Com.Br
TOPO
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios e Costumizado por Letícia Godoy