quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Guia da Cadeirinha para Carro

Olá Amigos!!

Achei esta matéria super importante e resolvi traze-la aqui para o blog!!

Sempre ficamos em dúvida qual a melhor e mais segura forma de transportar nossos filhos e esta matéria é bem explicativa e completa. Já sabemos o quanto é importante a utilização da cadeirinha para transporte e o quanto ela já salvou a vida dos pequenos.

Então agora temos aqui qual a cadeirinha melhor para a idade, peso e altura dos nossos filhos para não errarmos na hora da compra.

Ahhhhhhhh não esqueçam que hoje é dia do PAPO DE MÃE inédito. o Papo de Mãe estará com estúdio cheio. O tema da semana é família grande. Embora a média de filhos por casal tenha diminuído nos últimos 50 anos, ter mais de dois filhos ainda é opção de muitos pais. Essa situação é frequente para os casais que se submetem a tratamentos de fertilização e que têm vários filhos de uma vez. No estúdio, uma grávida de trigêmeos fala sobre suas expectativas; uma mãe de sete filhos e outra mãe de 12 contam como é viver em uma casa sempre cheia. Já a terapeuta familiar Virginia Gonçalves dá dicas para que os pais não deixem a vida de casal de lado. E a psicóloga Lúcia Rosenberg, mãe de três filhos, fala sobre a importância de fugir da uniformização na hora de educar tantos filhos de uma vez.

Aviso!!!

 O programa mudou de horário, agora é às:

QUINTAS-FEIRAS
18h30
na TV BRASIL

Reprises no domingo, às 13h30; segunda-feira, às 12h30 e terça-feira, às 18h30

 prevencao-de-acidentes-no-carro

 

Veja qual é o tipo de cadeira de segurança mais adequado ao peso e à idade da criança.

 

 

Bebê conforto ou conversível

Cadeira de segurança

Assento de elevação ou “booster”

Cinto de segurança de três pontos
  bbconforto cadeirasegura booster cinto3pontos
Tipo de assento

Bebê conforto
ou conversível

Cadeira de segurança Assento de elevação ou “booster”

Cinto de segurança
de três pontos

Peso e idade

Desde o nascimento até
9 ou 13 Kg, conforme recomendação
do fabricante, ou até 1 ano de idade.

De 9 a 18 Kg, aproximadamente de 1 a 4 anos de idade. De 18 até 36 Kg, aproximadamente de 4 a 10 anos de idade.

Acima de 36 Kg
e no mínimo 1,45m de altura - aproximadamente 10 anos de idade

Posição

Voltada para o vidro traseiro, com leve inclinação, conforme instruções do fabricante, de costas para o movimento, sempre no
banco de trás.

Voltada para frente, na posição vertical, no banco de trás. No banco traseiro com cinto de três pontos. Até 10 anos de idade, no banco traseiro do carro, com cinto de três pontos.

 

Importante!

  • Adquira sempre produtos certificados conforme normas européias, americanas ou brasileiras (selo do INMETRO). Na hora de adquirir uma cadeira de segurança dê preferência as lojas que ofereçam auxílio na instalação.
  • Antes de comprar a cadeirinha, experimente instalá-la para ver se é apropriada para o cinto e assento do seu carro e peso da criança.
  • Não reutilize cadeiras de segurança que já estiveram em um acidente de carro

     

    Como identificar um dispositivo de retenção certificado

     inmetro

    1 COMO IDENTIFICAR UM DISPOSITIVO DE RETENÇÃO CERTIFICADO
    1.1 CERTIFICAÇÃO BRASILEIRA
    Segue a NBR 14400 (baseada na norma européia). A maioria só pode ser instalada em
    cinto de três pontos.
    Devem constar no dispositivo de retenção para crianças, de maneira clara e indelével, as
    seguintes informações:

    a) selo de Identificação da Conformidade do INMETRO,
    contendo o n.º. do OCP, colocado de forma clara e
    duradoura;
    b) ) razão social / nome fantasia do fabricante / importador;
    c) endereço do fabricante/importador;
    d) mês e ano de fabricação;
    e) grupos de massa do dispositivo de retenção para crianças;
    f) designação do modelo certificado;
    g) número e ano da norma técnica;
    h) número da Autorização para o uso da Identificação da Conformidade;
    i) os dizeres: “CASO ESTE PRODUTO TENHA SIDO SUBMETIDO A VIOLENTO
    ESFORÇO EM UM ACIDENTE, SUBSTITUA-O IMEDIATAMENTE”.

    Conheça as cadeirinhas certificadas pelo INMETRO (clique aqui)

    Nova legislação sobre o uso da cadeirinha (clique aqui)

     

    Bebê conforto ou Conversível

    bbconforto

    Modelo
    Bebê conforto ou conversível
    Recomendações
    As tiras da cadeirinha devem ficar abaixo dos ombros e ajustadas ao corpo da criança com um dedo de folga.
    Instalação
    Para garantir a segurança da criança, a cadeirinha deve estar corretamente instalada.O cinto de segurança do carro deve passar pelos locais indicados da cadeirinha e ela não deve se mover mais que 2cm para os lados, após fixação da cadeirinha,é necessário a utilização do clipe de segurança. Este acessório trava o cinto de segurança do carro, evitando que ele fique solto. Leia atentamente as instruções da cadeirinha de segurança e o manual do carro.

    Dicas importantes

  • Bebês devem andar de costas para o movimento até completarem 1 ano ou pesarem até 9 Kgs em cadeiras do tipo bebê conforto ou conversível. Nesta posição, o bebê está mais protegido de sofrer ferimentos na coluna cervical no momento do acidente.
  • As tiras da cadeirinha devem ficar abaixo do ombro.
  • Ajuste as tiras da cadeirinha para que fiquem confortáveis e ajustadas ao corpo da criança com uma folga de, no máximo um dedo, e posicione o clipe peitoral (se houver) na altura das axilas.
  • Recline a cadeirinha de costas para o movimento o suficiente para que a cabeça de seu filho possa descansar de forma plana na concha da cadeirinha. Você pode posicionar em baixo da cadeirinha uma toalha enrolada de forma firme ou outro material suave poderá ajudá-lo a encontrar a inclinação adequada. Nunca recline a cadeirinha de segurança mais do que 45º.
  • Nunca coloque nada entre a criança e a cadeira. Cuidado com roupas grossas ou acolchoados entre a criança e as tiras da cadeirinha. Estes materiais podem comprimir num acidente, provocando um afrouxamento e afetando a proteção da cadeirinha de segurança.
  • Nunca use uma cadeirinha de costas para o movimento em uma posição onde haja um air-bag frontal ou lateral ativado. A força de um air-bag em formação pode resultar em ferimentos graves ou até a morte.
  • Se a cadeirinha de segurança de seu filho tiver uma alça, siga as instruções do fabricante. A maioria das cadeiras americanas pede que as alças devem ficar para baixo durante o transporte no carro.

     

    Cadeira de segurança

    cadeirasegura

    Modelo
    Cadeira de segurança.
    Recomendações
    As tiras da cadeira devem estar acima dos ombros e ajustadas ao corpo da criança com um dedo de folga.
    Instalação
    Para garantir a segurança da criança, a cadeira deve estar corretamente instalada.O cinto de segurança do carro deve passar pelos locais indicados da cadeira e ela não deve se mover mais que 2cm para os lados, após fixação da cadeira,é necessário a utilização do clipe de segurança. Este acessório trava o cinto de segurança do carro, evitando que ele fique solto. Leia atentamente as instruções da cadeira de segurança e o manual do carro.

    Dicas importantes

  • Use uma cadeira de segurança de frente para o movimento com sistema de retenção (cinto da cadeira) de 5 pontos, na posição vertical, de acordo com as instruções do fabricante.
  • Posicione as tiras de segurança da cadeira acima da altura dos ombros. Recomenda-se utilizar o espaço de passagem da tira mais reforçado, geralmente o que se localiza mais no topo da cadeira. Leia as instruções do fabricante.
  • Ajuste as tiras da cadeira para que fiquem confortáveis e ajustadas ao corpo da criança com uma folga de, no máximo, um dedo. Posicione o clipe peitoral (se houver) na altura das axilas.
  • Nunca coloque nada entre a criança e a cadeira.
  • Cuidado com roupas grossas ou acolchoados entre a criança e as tiras da cadeira de segurança. Estes materiais podem comprimir em um acidente, provocando um afrouxamento e afetando a proteção da cadeira de segurança.

     

    Assento de elevação ou “booster”

    booster

    Modelo
    Assento de elevação ou “booster”.
    Recomendações
    O assento de segurança faz com que o cinto de três pontos do carro passe nos locais corretos do corpo da criança: pelo centro do ombro e peito e sobre os quadris.
    Instalação
    Leia atentamente as instruções da cadeirinha de segurança e o manual do carro.

    Dicas importantes

  • Os cintos de segurança dos carros são desenvolvidos para pessoas com no mínimo 1,45 metro de altura, portanto não servem corretamente para crianças nesta faixa etária.
  • Use um assento de segurança para que o cinto de três pontos do carro passe confortavelmente pelo meio do ombro, centro do peito e sobre os quadris da criança.
  • Nunca permita que seu filho coloque o cinto peitoral embaixo do seu braço ou por trás das costas. Isto pode causar ferimentos sérios.
  • A criança deve apoiar as costas no encosto do assento, seja do assento de segurança ou do próprio veículo.
  • O assento de segurança deve ser usado somente com cinto de 3 pontos.
  • O assento de segurança deve ser usado somente se houver encosto de cabeça no carro. Caso o seu carro não tenha este equipamento procure uma concessionária autorizada para instalar.
  • Se seu filho pesar mais que 18 kg e seu carro tiver apenas um cinto sub-abdominal no banco de trás, você pode informar-se em uma concessionária sobre instalação do cinto de três pontos. Se a concessionária não estiver familiarizada com este procedimento, contate o fabricante diretamente.

     

    Cinto de segurança de três pontos

    cinto3pontos 

    Modelo
    Cinto de segurança de três pontos.
    Recomendações
    A criança deve conseguir apoiar as costas inteiras no encosto do banco e dobrar os joelhos na borda do banco, sem escorregar o corpo para frente. O cinto deve passar pelo centro do ombro e sobre os quadris.
    Instalação
    Leia atentamente as instruções do manual do carro para saber como usar corretamente o sistema de cinto de segurança.

    Dicas importantes

  • O cinto de três pontos do veículo geralmente serve em crianças que pesam mais do que 36 kg e tem 1,45m de altura. Use as seguintes orientações para determinar se o cinto de segurança do carro serve corretamente para o seu filho.
  • Seu filho deve conseguir apoiar as costas inteiras no encosto do banco e os joelhos devem estar confortavelmente dobrados na borda do assento.
  • O cinto de três pontos deve passar confortavelmente pelo meio do ombro, centro do peito e sobre os quadris. Nunca permita que seu filho coloque o cinto peitoral embaixo do seu braço ou por trás das costas. Isto pode causar ferimentos sérios.
  • Se o seu filho não atender a estas orientações, você deve considerar a utilização de um assento de segurança.

    Fonte: http://www.criancasegura.org.br

    beijinhos

  • 7 comentários:

    disse...

    Migaaa te mandei e-mail!!! Tiamu!!! Bjssss Lê

    soninha disse...

    Menina! Uma verdadeira aula de proteção para estes pirralinhas.
    Você viu a reportagem do carrinho de bebê que caiu debaixo do trem e a criança sobreviveu graças ao cinto de segurança que estava afivelado?!
    E ainda tem pais que não acreditam...bjs

    Fernanda Benitez disse...

    Amiga vi sim. A cadeirinha e o cinto são importantissimos. Acho que foi no ano passado ou retrasado, um acidente de carro horrivel, estava a mãe, o pai, e uma bb de 9 meses, eles morreram na hora, ela nada sofreu pq estava na cadeirinha.

    Aqui em Brasília tb teve um acidente horrivel, tinham 5 pessoas no carro, 3 mulheres atrás e dois homens na frente, o ortro carro bateu na traseira deles, as 3 mulheres foram arremessadas pra fora e morreram na hora. Eram 3 adultas, foram parar distantes do carro, imagine se fossem crianças?

    É melhor prevenir do que chorar depois.

    Beijinhos no coração

    Unknown disse...

    Lê,

    Obrigada de novo!!! Você que é muito fofa e gentil!!

    Mas agradeço as indicações...

    Beijos

    Ana Cristina

    Fernanda Benitez disse...

    Oi Ana,

    Tudo verdade, seu blog é ótimo e divertiu muito a minha tarde de ontem rsss.

    Serei sua seguidora fiel

    Beijinhos no coração

    Kyria disse...

    Oi amiga, dá uma lidinha na postagem de hoje, 31 de outubro do blog: http://historiasparaosmaispequenos.wordpress.com/
    Beijos

    Fernanda Benitez disse...

    Oi amiga,

    Obrigada pela dica, vou lá olhar.

    beijinhos

    Postar um comentário

    Blog Widget by LinkWithin
     
    BlogBlogs.Com.Br
    TOPO
    ©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios e Costumizado por Letícia Godoy